"Foto: Reprodução"

Segundo turno, saiba quando terá que voltar às urnas

Segundo as regras da Justiça Eleitoral, o segundo turno ocorre quando nenhum dos candidatos à prefeitura alcança mais de 50% dos votos válidos — o total excluindo os brancos e nulos.

Porém, de acordo com a Constituição Federal e a Resolução TSE 23.734/2024, cidades com menos de 200 mil eleitores não têm segundo turno. Nesses locais, o postulante com maior número de votos é eleito já na primeira volta, independentemente de atingir ou não os 50%.

Em todo o Brasil, apenas 103 dos 5.568 municípios que participarão das eleições de 2024 têm uma população de eleitores superior a 200 mil e, portanto, poderão ter um segundo turno no próximo dia 27.

Algumas cidades em que há a expectativa de que os eleitores precisem retornas às urnas, de acordo com as últimas pesquisas, são capitais como São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.

"Foto: Reprodução"
Política Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.