"Foto: Reprodução"

Ciclone extratropical chega e faz estragos

Com alagamentos, deslizamentos e deixa desabrigados em SC

Desde quarta-feira (9), Santa Catarina enfrenta fortes chuvas, com destaque para a região da Grande Florianópolis, onde a Defesa Civil mantém o alerta para o risco de granizo, rajadas de vento e deslizamentos de terra. As chuvas resultaram em alagamentos em várias cidades, como Barra Velha, no Norte do estado, onde oito pessoas precisaram ser levadas para abrigos.

Volume de chuva preocupa Defesa Civil

A cidade de Itapema, no Litoral Norte, registrou o maior volume de chuva nas últimas 24 horas, acumulando 100 milímetros. Logo atrás está Caibi, no Oeste do estado, com 99,6 milímetros de chuva. Com esse cenário, a Defesa Civil segue monitorando o risco de deslizamentos, especialmente nas cidades de Antônio Carlos, Biguaçu, Palhoça e São José.

Prevenção e atenção para os moradores

A Defesa Civil orienta que os moradores dessas áreas fiquem atentos aos sinais de inclinação de postes, árvores e qualquer movimentação de terra nas proximidades das casas. Em caso de emergência, os números 193 e 199 estão disponíveis para atendimento.

Ponte interditada no Sul do estado

Devido aos alagamentos, a ponte na SC-290, que liga as cidades de São João do Sul e Praia Grande, precisou ser interditada, trazendo ainda mais preocupação para os moradores e viajantes da região.

Santa Catarina está em alerta laranja nesta sexta-feira (11) devido à chegada de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul, associado a uma frente fria, trazendo riscos de tempestades e ventos fortes. A Defesa Civil do estado espera rajadas de vento de até 80 km/h e chuvas intensas, principalmente nas regiões da Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte. Nessas áreas, são esperados volumes de chuva entre 50 mm e 70 mm. No Oeste e Planaltos, as precipitações devem variar de 40 mm a 70 mm.

Segundo a Epagri/Ciram, a tendência é de melhora no clima a partir do fim de semana, com o afastamento do ciclone e a previsão de sol na maior parte do estado no sábado (12). Mesmo assim, a Defesa Civil alerta para a possibilidade de queda de granizo, deslizamentos e alagamentos nesta sexta-feira, recomendando atenção especial aos moradores em áreas de risco.

Para emergências, os números 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil) estão disponíveis para a população.

"Foto: Reprodução"

Chegada deve atingir litoral de SP

Vêm vindo pelo oceano um ciclone extratropical em Santa Catarina  e deve chegar ao litoral de São Paulo, ainda pela manhã, causando grande instabilidade no tempo no decorrer do dia e da noite desta sexta-feira , dia 11 de outubro.

Política Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.